Presidente dos EUA promete resposta aos ataques de drones no nordeste da Jordânia, que resultaram na morte de três soldados.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste domingo (28) que o país irá responder aos ataques de drones realizados no nordeste da Jordânia, que resultaram na morte de três soldados americanos e deixaram outros feridos. Biden culpou as milícias apoiadas pelo Irã pelas mortes, que são as primeiras consequências do contínuo ataque desses grupos contra as tropas dos EUA em todo o Oriente Médio no contexto da guerra entre Israel e Hamas.

Durante uma viagem à Carolina do Sul, o presidente dos Estados Unidos fez uma parada em uma igreja batista e, durante sua aparição, pediu um momento de silêncio para homenagear os soldados mortos. Biden afirmou que “tivemos um dia difícil ontem à noite no Oriente Médio. Perdemos três almas corajosas em um ataque a uma de nossas bases” e acrescentou “e responderemos”.

As autoridades americanas estão trabalhando para identificar o grupo responsável pelo ataque e informaram que uma de várias organizações apoiadas pelo Irã estaria por trás disso. O presidente dos Estados Unidos expressou que o país irá responsabilizar todos os envolvidos “em algum momento”. Por sua vez, o secretário de Defesa, Lloyd Austin, disse que tomará todas as medidas necessárias para defender os Estados Unidos, as tropas e os interesses americanos.

Além disso, foi relatado que os combatentes apoiados pelo Irã no leste da Síria começaram a evacuar seus postos, com medo de ataques aéreos dos EUA. De acordo com um oficial dos EUA, o número de soldados feridos pelo ataque de drone unilateral aumentou para pelo menos 34. Um grande drone atingiu a base e outros dois americanos foram identificados como uma instalação na Jordânia conhecida como Torre 22.

Com o crescente risco de escalada militar na região, os Estados Unidos estão em alerta e as autoridades buscam uma resposta adequada diante desses ataques. Enquanto isso, o país se prepara para lidar com o possível impacto das ações retaliatórias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo