Presidente francês discute apoio aos agricultores da União Europeia e Mercosul em reunião com titular da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

O presidente francês, Emmanuel Macron, tem uma reunião marcada para a próxima quinta-feira (1º) em Bruxelas, com a titular da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. O objetivo do encontro é discutir medidas de apoio aos agricultores em meio a protestos na União Europeia e ao acordo comercial com o Mercosul. A Presidência francesa afirmou que Macron demonstrou claramente sua oposição à conclusão do acordo e que a Comissão entendeu que, diante das disposições atuais, era impossível fechar o acordo.

A comitiva francesa também declarou que Macron deu instruções aos seus negociadores para que encerrassem as sessões de negociação que estavam acontecendo no Brasil, além de vetar a visita que o vice-presidente da Comissão havia planejado em caso de conclusão do acordo. Durante a visita, Macron e Von de Leyen abordaram a importação de produtos agrícolas da Ucrânia e a imposição de um pousio aos agricultores.

O acordo comercial e político entre a Comissão Europeia e o Mercosul (Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai) está em negociação desde 1999, no entanto, para ser assinado, é necessário o aval de todos os Estados-membros do bloco europeu. Na última semana, os ministros das Relações Exteriores do bloco sul-americano expressaram interesse em fechar o pacto comercial o mais rapidamente possível, indicando que resolveriam as discrepâncias pendentes após o princípio do acordo alcançado em 2019.

Esse encontro entre o líder francês e a titular da Comissão Europeia ocorreu durante uma reunião extraordinária sobre a situação orçamentária da União Europeia. A importância de um acordo amigável e equitativo para ambas as partes foi destacada durante a reunião.

Os países-membros da União Europeia seguem acompanhando com atenção o desenrolar dos acordos comerciais, devido ao impacto econômico e sociopolítico que podem exercer. A reunião entre Macron e Von de Leyen se mostra como um importante passo para debater e equilibrar essas relações comerciais, além de buscar soluções para os agricultores da União Europeia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo