Secretário-executivo do Ministério da Justiça deixa o cargo com “sentimento de dever cumprido” e pode ser cotado para chefiar a Abin

Secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Capelli, anunciou sua iminente saída do cargo, declarando que a deixa com um “sentimento de dever cumprido”. Em um comunicado publicado em sua conta pessoal no antigo Twitter, Capelli expressou sua gratidão pela oportunidade de ter servido ao país, afirmando que fez o melhor que pôde pela democracia e pelo Brasil.

Com formação em jornalismo, Capelli teve uma carreira variada, tendo presidido a União Nacional dos Estudantes e ocupado cargos públicos em níveis estadual e nacional, inclusive a presidência da Secretaria de Comunicação Social do Maranhão sob o governo de Flávio Dino. Após a nomeação de Dino para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Capelli se tornou secretário-executivo da pasta.

Logo no início de seu mandato como secretário-executivo, Capelli foi designado como interventor federal na Segurança Pública do Distrito Federal, em resposta aos ataques ocorridos nos prédios do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal. Sua intervenção envolveu a exoneração e afastamento de oficiais da Polícia Militar e da Secretaria Distrital de Segurança Pública, além de participar ativamente das investigações sobre os ataques.

Com a confirmação da aprovação do ministro Flávio Dino para assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal e sua subsequente substituição por Ricardo Lewandowski, sua saída do ministério tornou-se iminente. Aproveitando a oportunidade, Capelli expressou gratidão ao presidente Lula e a Flávio Dino pela oportunidade e confiança, desejando sucesso ao novo ministro.

Após a notícia de sua saída, muitos internautas estão defendendo Capelli para assumir o cargo de chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Nas redes sociais, várias pessoas manifestaram o desejo de ver Capelli assumindo a liderança da agência, citando sua competência e experiência como fatores favoráveis.

Com o cenário político em constante mudança, o futuro de Capelli permanece indefinido. Com o apoio de internautas e a possibilidade de assumir um novo cargo de destaque, tudo indica que sua saída do Ministério da Justiça e Segurança Pública pode ser apenas o começo de uma nova etapa em sua carreira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo