Negociações China-EUA para Restringir Produção de Fentanil Retomadas em Pequim Disseram as Autoridades dos EUA

Representantes dos governos da China e dos Estados Unidos estão se preparando para retomar as negociações no comércio do medicamento fentanil, em uma reunião que ocorrerá em Pequim nesta terça-feira. O fentanil é um opioide sintético extremamente potente, gerando uma crise de dependência nos EUA, com autoridades norte-americanas reportando cerca de 100 mil óbitos anuais por overdose, tornando-se a principal causa de morte entre pessoas com idades de 18 a 49 anos.

Segundo Washington, a expectativa é que a China coopere com uma ação conjunta para promover o ataque às empresas que fabricam precursores químicos para o fentanil e também ajude a cortar o financiamento para sua produção e comercialização ilícita. Autoridades de alto escalão dos departamentos de Estado, Tesouro, Interior e Justiça dos Estados Unidos estarão presentes na reunião desta terça-feira e prometeram facilitar a coordenação de esforços destinados a combater o tráfico ilegal de drogas.

A China ainda não divulgou quais serão os participantes de seu governo na reunião, mas o presidente chinês, Xi Jinping, já havia prometido em novembro, durante um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, agir para acabar com o comércio ilegal de fentanil. Segundo um alto funcionário dos EUA, a cooperação bilateral no combate ao narcotráfico entre os dois países havia sido suspensa por vários anos, mas houve uma mudança significativa desde o encontro entre Xi e Biden em 15 de novembro. Desde então, a China fechou uma empresa, bloqueou alguns pagamentos internacionais e retomou o compartilhamento de informações sobre transporte marítimo e tráfego.

Essa reunião ocorre em meio ao interesse crescente na cooperação internacional para abordar questões relacionadas à saúde pública e ao tráfico ilegal de substâncias. A expectativa é que a reunião entre China e Estados Unidos resulte em medidas mais eficazes para combater o comércio ilegal do fentanil, o que seria um passo crucial para evitar novas mortes relacionadas a esse medicamento. A comunidade internacional continuará atenta aos desdobramentos dessa reunião e às ações que decorrerão dela.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo