Registrato: Banco Central emite 21,5 milhões de relatórios em 2023, alta de 64% em relação a 2022

O Registrato, ferramenta do Banco Central (BC) que permite ao cidadão acessar relatórios que revelam o seu relacionamento com instituições financeiras, encerrou o ano de 2023 com um total de 21,5 milhões de relatórios emitidos. Esse número representa um aumento significativo de 64% em comparação com 2022, quando 13,1 milhões de consultas haviam sido feitas.

De acordo com informações divulgadas pelo BC, o aumento na procura pelo Registrato pode ser atribuído a dois fatores principais. O primeiro deles é a maior preocupação das pessoas com relação a fraudes e golpes no sistema financeiro. O segundo fator é a mudança na linguagem dos relatórios, que se tornaram mais simples e acessíveis ao público, o que reduziu a procura nos canais do BC para tirar dúvidas sobre o conteúdo dos documentos.

Atualmente, o Registrato emite cinco tipos de relatórios, incluindo informações sobre Chaves Pix em nome do cidadão, empréstimos e financiamentos, contas e relacionamentos em bancos, câmbio e transferências internacionais, assim como cheques sem fundos.

Segundo o BC, o relatório de Empréstimos e Financiamentos foi o serviço mais procurado dentro do Registrato, com uma média de 700 mil documentos emitidos por mês ao longo do ano passado. Em dezembro, esse relatório foi unificado, pois antes havia uma versão resumida e outra detalhada.

O Sistema de Valores a Receber, que revela a existência de valores esquecidos no sistema financeiro, também gerou grande interesse quando promoveu a primeira rodada de consultas no Registrato em janeiro de 2022. A procura foi tão expressiva que o BC criou uma página própria para esse tipo de demanda.

A reabertura do Sistema de Valores a Receber, em março do ano passado, contribuiu para o aumento da procura no Registrato, uma vez que algumas pessoas confundiam os dois sistemas. Em outros casos, as pessoas passaram a conhecer o Registrato após fazer a consulta no Valores a Receber.

O BC tem planos de implementar melhorias no Registrato, incluindo uma nova navegabilidade para o usuário, com melhorias de acessibilidade, assim como a notificação ao correntista em caso de abertura e encerramento de conta em instituições autorizadas pelo BC. Essa última novidade está sendo desenvolvida em parceria com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Por fim, o BC recomenda que o cidadão acesse o Registrato periodicamente, lembrando que a consulta exige conta no Portal Gov.br nível prata ou ouro. Cada relatório tem um prazo de atualização diferente, geralmente mensal, e o usuário deve entrar em contato diretamente com a instituição financeira citada para pedir ajustes em caso de erro ou omissão nos relatórios.

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