SBC finaliza inspeção de código-fonte das urnas eletrônicas e não encontra falhas ou fragilidades no sistema para as eleições municipais.

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) concluiu nesta terça-feira (30) a inspeção do código-fonte do sistema das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais de outubro. A entidade afirmou que não encontrou falhas ou fragilidades no sistema dos equipamentos, o que traz tranquilidade em relação à segurança do processo eleitoral.

Segundo o representante da SBC, Roberto Samarone, o sistema eletrônico de votação possui recursos avançados de segurança. Ele ressaltou que a entidade sempre busca por possíveis falhas ou fragilidades, mas até o momento não encontraram nenhum tipo de problema que comprometa a integridade do sistema.

A inspeção do código-fonte é um procedimento de praxe realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nos meses que antecedem as eleições. O ciclo de transparência do pleito de 2024 foi aberto em outubro do ano passado, o que permite o início dos procedimentos de fiscalização. Representantes do União Brasil também estiveram no TSE em dezembro do ano passado para realizar auditorias no sistema.

Os procedimentos de fiscalização serão encerrados em setembro deste ano, quando o TSE realizará a lacração dos sistemas que serão inseridos nas urnas eletrônicas. No dia 20 de fevereiro, está prevista a análise do código-fonte por representantes do Senado.

O primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O segundo turno, previsto para o dia 27 do mesmo mês, será realizado em municípios com mais de 200 mil eleitores para a escolha de prefeitos que não obtiveram votos suficientes para vencer a disputa no primeiro turno.

Com a conclusão da inspeção do código-fonte das urnas eletrônicas, a expectativa é de que o processo eleitoral seja seguro e confiável, garantindo a lisura e transparência nas eleições municipais de outubro. A SBC, o TSE e demais entidades envolvidas seguem trabalhando para assegurar a integridade do sistema eleitoral e a democracia no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo