Operação Tridente: Polícia Federal, Receita Federal e Marinha reforçam segurança nos portos de Santos, Rio de Janeiro e Itaguaí antes do carnaval

As forças de segurança da Polícia Federal, Receita Federal e Marinha estão intensificando suas operações nos portos de Santos, Rio de Janeiro e Itaguaí a partir desta quarta-feira (31). A chamada Operação Tridente faz parte das medidas estabelecidas pelo decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) 11.765, promulgado em novembro do ano passado.

De acordo com comunicado da Marinha, o principal objetivo da operação é combater o tráfico de drogas, armas e outros crimes durante o período pré-carnaval. As atividades planejadas incluem inspeção de bagagens e passageiros de navios com o auxílio de cães farejadores, bem como o reforço de patrulhas e inspeções em embarcações suspeitas nos acessos aos portos.

Cerca de 1.250 servidores dos três órgãos estão envolvidos na operação, que tem sido implementada desde novembro de 2023 com o propósito de impedir a utilização dos portos como pontos estratégicos para o escoamento de produtos ilegais por parte de organizações criminosas.

A ação representa um esforço coordenado das autoridades para garantir a segurança e a integridade das atividades portuárias, minimizando riscos durante o período festivo. Além disso, demonstra o compromisso do Estado em combater as atividades criminosas que possam comprometer a ordem pública e a segurança dos cidadãos.

O reforço nas atividades de segurança nos portos é uma estratégia preventiva adotada pelas autoridades para coibir possíveis ações ilegais e garantir a tranquilidade da população durante um período de grande movimentação de pessoas e cargas nos terminais portuários.

Portanto, a Operação Tridente é mais uma medida adotada para assegurar que os portos de Santos, Rio de Janeiro e Itaguaí permaneçam como importantes vetores econômicos, mantendo a integridade das operações e protegendo a sociedade dos impactos negativos de atividades criminosas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo