Campanha de Prevenção e Combate ao Câncer de Pênis lançada pela Sociedade Brasileira de Urologia conscientiza sobre a importância da higienização.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) está lançando uma campanha de prevenção e combate ao câncer de pênis, com o intuito de conscientizar os brasileiros sobre a importância da prevenção. O presidente da SBU, Luiz Otávio Torres, ressaltou em entrevista à Agência Brasil que mais da metade dos homens diagnosticados já estavam em fase avançada da doença, o que reforça a importância da conscientização e prevenção. De acordo com dados do Ministério da Saúde, de 2012 a novembro de 2022, foram registrados no país 21,766 mil casos de câncer de pênis, resultando em mais de 6,456 mil amputações do órgão genital masculino de 2013 a 2023.

O câncer de pênis é mais frequentemente identificado nas regiões Norte e Nordeste do Brasil e está fortemente relacionado ao nível socioeconômico. De acordo com Torres, a falta de hábitos de higiene pessoal – relacionada à condição social – contribui para a incidência da doença. Buscando impactar positivamente essa realidade, a SBU está procurando a adesão de hospitais públicos à campanha, com o objetivo de realizar cirurgias gratuitas.

A prevenção do câncer de pênis pode ser facilitada com a correta higienização do órgão. Torres explicou que a maioria dos casos poderia ter sido evitada com hábitos simples de higiene. Durante todo o mês de fevereiro, médicos da SBU estarão disponíveis nas redes sociais da entidade para responder perguntas e esclarecer dúvidas sobre a doença.

A identificação precoce da doença é crucial para a eficácia do tratamento. Quando descoberto em fases iniciais, o câncer de pênis tem uma alta chance de cura. Além disso, o presidente da SBU reforçou a importância de evitar fatores de risco, como o tabagismo, e de tomar a vacina contra o HPV. O Brasil é um dos três países com maior incidência e mortalidade por câncer de pênis, ficando atrás apenas dos países da África Subsaariana, destacando a relevância dessa campanha de prevenção e combate.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo