Ricardo Lewandowski assume Ministério da Justiça e Segurança Pública com promessa de continuidade das políticas do antecessor.

O Brasil viu a troca de comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública nesta quinta-feira (1º), com a posse de Ricardo Lewandowski no cargo. Em cerimônia de transmissão de cargo, o novo ministro destacou que pretende dar continuidade às políticas adotadas por seu antecessor, Flávio Dino.

Em suas declarações, Lewandowski ressaltou que está “recebendo o bastão” de Dino e que eles estão no mesmo time. Ele afirmou que apesar de possíveis mudanças de ênfase e substituições de colaboradores, a gestão que foi exitosa será continuada por ele e sua equipe. Alguns dos cargos que sofrerão substituições na nova gestão incluem o secretário Nacional de Justiça e o secretário Nacional de Segurança Pública.

Artigos relacionados

Flávio Dino, por sua vez, enfatizou que, apesar de algumas diferenças, ele e Lewandowski têm traços em comum, como o patriotismo autêntico. Ele ressaltou a importância de entender que ao lado da soberania nacional existe a soberania dos mais pobres, e que isso qualifica o Brasil como um projeto de nação autenticamente justo.

Lewandowski é um nome conhecido no cenário jurídico do país, tendo sido ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) entre 2006 e abril de 2023, quando se aposentou. Ele também presidiu a corte entre 2014 e 2016 e foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2010 e 2012. Por sua vez, Dino deixou o cargo de Ministro da Justiça para assumir uma cadeira no STF, após ter seu nome indicado pelo presidente Lula e aprovado pelo Senado. Sua posse na Suprema Corte está marcada para 22 de fevereiro.

Com o anúncio dos novos titulares de importantes cargos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Brasil aguarda para ver como a pasta será conduzida sob a liderança de Ricardo Lewandowski e quais serão as prioridades e mudanças adotadas em relação à gestão anterior.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo