Vacina do Instituto Butantan contra a dengue tem 79,6% de eficácia confirmada pela revista New England Journal of Medicine.

A vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan teve sua eficácia comprovada em um artigo publicado recentemente na revista científica New England Journal of Medicine, uma das publicações mais respeitadas no mundo. Os pesquisadores descrevem que o imunizante teve 79,6% de eficácia em prevenir a doença, resultado que reforça a importância da vacina no combate à dengue.

A vacina brasileira obteve um índice de proteção semelhante à da vacina Qdenga (80,2%), que será oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de fevereiro. A eficácia do imunizante foi medida através do acompanhamento de 16.235 voluntários entre 2 e 59 anos ao longo de dois anos. Este estudo teve início em 2016 e continuará até que todos os voluntários completem cinco anos de acompanhamento, previsto para ocorrer em junho.

O diretor do Instituto Butantan e investigador principal do estudo, o infectologista Esper Kallás, destacou a importância da publicação do artigo no New England Journal of Medicine como um atestado de relevância e rigor dos dados obtidos. Ele ressaltou que a submissão do pedido de registro da vacina à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve ocorrer ainda neste ano, com a expectativa de que o produto seja registrado até setembro.

No entanto, Kallás ressaltou a necessidade de encarar o processo com humildade, pois é possível que algumas análises precisem ser repetidas, o que pode afetar o prazo de registro do imunizante. Mas, reforçou que a equipe do Instituto Butantan está trabalhando para antecipar o processo e tornar a vacina disponível para a população o mais breve possível.

Com a comprovação da eficácia da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan, a expectativa é de que haja uma maior prevenção e controle da doença, uma vez que permitirá a imunização de milhares de pessoas em todo o Brasil. A publicação do artigo na renomada revista científica reforça a importância do trabalho desenvolvido pelo Instituto Butantan e demonstra que o país está na vanguarda no desenvolvimento de imunizantes contra doenças que afetam a população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo