Brasil tem mais estabelecimentos religiosos do que unidades de saúde e escolares juntas, aponta IBGE.

Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (2) apresentaram um cenário curioso sobre a distribuição de estabelecimentos no Brasil. De acordo com os números, o país conta com uma quantidade superior de locais religiosos do que de unidades de saúde e estabelecimentos de ensino juntos.

O levantamento, feito a partir do Censo de 2022, constatou que o Brasil possui 579,8 mil endereços voltados para atividades religiosas, abrangendo igrejas, sinagogas, templos, centros espíritas e terreiros, independentemente da crença. Esse número ultrapassou a quantidade de escolas, que totalizam 264,4 mil estabelecimentos, e de unidades de saúde, que atingem 247,5 mil endereços.

Vale ressaltar que os números apresentados consideram a utilização final dos imóveis, e não a administração dos estabelecimentos. Por exemplo, uma escola católica é contabilizada como unidade de educação, e não como um local religioso. O mesmo acontece com um hospital mantido por uma santa casa, que é classificado como uma instalação de saúde.

O processo de levantamento desses dados envolveu o georreferenciamento dos pontos, obtendo informações precisas sobre a localização e o tipo de finalidade de todos os endereços no país. Isso representou a primeira vez em que o IBGE identificou a localização exata e o tipo de uso de todos os locais do Brasil.

No cenário geral, 111,1 milhões de endereços foram mapeados. Deste total, 90,6 milhões são domicílios particulares, prédios residenciais e casas, ou seja, 81,5% do universo pesquisado. Em segundo lugar, estão as chamadas “outras finalidades”, que correspondem a 10,5% do total, englobando lojas, bancos, prédios públicos, shoppings, entre outros.

O IBGE ressaltou que esse detalhamento dos dados serve como fonte de informações para a elaboração de políticas públicas e pesquisas acadêmicas. Um exemplo disso é a possibilidade de se obter informações precisas sobre a localização das unidades de saúde em determinada localidade e a quantidade de pessoas que vivem nas proximidades desses estabelecimentos.

Para conferir mais detalhes sobre os dados levantados, o IBGE disponibilizou mapas interativos em seu site, através da Plataforma Geográfica Interativa e do Panorama. Com isso, a sociedade pode ter acesso a um panorama completo sobre a distribuição dos estabelecimentos em todo o território brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo