Copa do Nordeste 2023: grande competição regional de futebol brasileiro começa no sábado com premiação recorde de R$ 50 mi.

A maior competição regional de futebol brasileiro, a Copa do Nordeste, inicia a sua 21ª edição neste sábado (3) com quatro jogos que prometem agitar os torcedores. O torneio, popularmente conhecido como Lampions League, reúne 16 clubes e neste ano terá uma premiação recorde de R$ 50 milhões, valor 20% mais alto do que o oferecido em 2023. A tendência é que esse montante possa ser aumentado, já que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) negocia novos patrocinadores.

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, ressaltou a importância de tornar a competição mais atrativa financeiramente para os clubes e federações, além de interessante para os torcedores, que são apaixonados pela Copa do Nordeste. A primeira rodada da fase de grupos terá duelos importantes, como Náutico contra Botafogo-PB e Fortaleza enfrentando o América-RN. Uma curiosidade que chama a atenção é que o duelo entre Fortaleza e América-RN será apitado por um trio de arbitragem 100% feminino, algo inédito na competição.

Os 16 clubes foram divididos em dois grupos, com jogos únicos ao longo de oito rodadas. Os times mais bem colocados em cada grupo avançam às quartas de final, programadas para começar em 10 de abril. Apenas a disputa do título terá jogos de ida e volta, nos dias 5 e 9 de junho, com o clube de melhor campanha fazendo a final em casa. O atual campeão nordestino é o Ceará, que derrotou o Sport nos pênaltis no ano passado. Porém, a Bahia ostenta os maiores campeões da história da Lampions League, com tanto o Bahia quanto o Vitória acumulando quatro títulos cada.

O Esquadrão de Aço foi campeão em 2001, 2002, 2017 e 2021, enquanto o Vitória conquistou o título em 1997, 1999, 2003 e 2010. Com um histórico de confrontos emocionantes e rivalidades acirradas, a Copa do Nordeste promete mais uma edição repleta de emoções e de grande qualidade técnica. A expectativa é que a competição mantenha a tradição de reunir os grandes clubes da região e proporcionar momentos memoráveis para os apaixonados pelo futebol nordestino.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo