Inscrições para o Prouni 2024 prorrogadas até sexta-feira com oferta de mais de 400 mil bolsas de estudo

O Programa Universidade para Todos (Prouni) está com inscrições abertas para a edição do primeiro semestre de 2024. Os interessados têm até as 23h59 desta sexta-feira (2) para se inscrever no processo seletivo que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. Nesta edição, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou um total de 406.428 bolsas de estudo, sendo 308.977 integrais (100% do valor da mensalidade) e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos de 1.028 instituições de educação superior privadas.

As inscrições foram prorrogadas por um dia, após o anúncio do MEC na quinta-feira (1º). O Prouni tem como público-alvo o estudante sem diploma de nível superior e anualmente tem duas edições, com oferta de bolsas no primeiro e no segundo semestres para ingresso no ensino superior.

Os interessados em concorrer às bolsas de estudo devem realizar a inscrição pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do ProUni, no ícone “Inscreva-se”. As inscrições são gratuitas e condicionadas ao cumprimento dos requisitos de renda, exceto para o candidato que é professor da rede pública de ensino. Os candidatos pré-selecionados terão que comprovar os dados informados nas instituições de ensino no período de 6 a 20 de fevereiro.

Os requisitos de renda para concorrer ao ProUni determinam que a bolsa integral da mensalidade da universidade privada é destinada ao estudante com renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para a bolsa parcial (50% do valor), o candidato precisa comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

Além dos requisitos de renda, o candidato deverá obrigatoriamente ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 ou o Enem 2022 e alcançado, pelo menos, 450 pontos de média e nota diferente de zero na redação. Os treineiros, candidatos que não concluíram o ensino médio e participam do exame para se autoavaliar, não podem utilizar a nota obtida no exame para ingressar em universidades públicas ou privadas.

A divulgação da lista da primeira chamada dos candidatos pré-selecionados está prevista para 6 de fevereiro, também no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do ProUni. O resultado da segunda chamada será conhecido em 27 de fevereiro. Assim, os interessados têm até esta sexta-feira para se inscrever e concorrer às bolsas de estudo oferecidas pelo Prouni.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo