Repórter Recife – PE – Brasil

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães contará com investimentos de R$ 218 milhões em parceria público-privada ao longo de 30 anos

Uma parceria entre o Poder Público e a iniciativa privada resultou em um investimento de R$ 218 milhões para serem aplicados em infraestrutura, serviços de apoio à visitação e operação turística ao longo dos próximos 30 anos no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, localizado no Estado do Mato Grosso. Esse investimento significativo tem como objetivo impulsionar o turismo na região e garantir a conservação ambiental da área, que foi declarada Reserva da Biosfera do Pantanal pela Unesco.

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), os recursos serão cruciais para o desenvolvimento do turismo na região, além de contribuírem para a preservação do parque. Vale ressaltar que o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI) para ser concedido para a prestação de serviços de apoio à visitação em 2021. O ICMBio esclarece que esta concessão não se trata de privatização, mas sim de uma forma de delegar serviços com o objetivo de melhor atender aos turistas.

De acordo com o ICMBio, a concessionária vencedora do certame na Bolsa de Valores de São Paulo foi a Parques Fundo de Investimento em Participações em Infraestrutura, que terá a responsabilidade de investir na melhoria da infraestrutura de visitação, incluindo a construção de mirantes, a criação de novos atrativos e trilhas, bem como a disponibilização de diversos serviços de passeios. Esse investimento também trará benefícios econômicos para a região, com a previsão de criação de mais 900 empregos diretos e indiretos, além do aumento da arrecadação fiscal.

Além disso, parte da receita operacional bruta da concessão será destinada a ações de responsabilidade socioambiental, como educação ambiental, projetos de integração com as comunidades locais, monitoramento e projetos de pesquisa. O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, criado em 1989, é uma importante área de preservação, recebendo mais de 132 mil visitas em 2022. Com 32,6 mil hectares, o parque é um dos mais visitados do país e abriga nascentes de rios que formam o Pantanal, além de contribuir para a preservação de sítios arqueológicos existentes na área.

Essa parceria entre o setor público e privado representa um grande avanço para a preservação ambiental, o turismo e o desenvolvimento econômico na região.

Sair da versão mobile