Ritaleena leva homenagem a Rita Lee para as ruas de São Paulo no carnaval 2024, após a morte da cantora

O carnaval de 2024 marca a estreia do tradicional bloco paulistano Ritaleena nas ruas de São Paulo após a morte da icônica cantora Rita Lee. De acordo com uma das fundadoras do cordão carnavalesco, Alessa Camarinha, Rita Lee agora habitaria o cosmos, nos anéis de Saturno, após ter se “tornado perfume”. O bloco desfilará neste sábado (3) na avenida Sumaré, com o tema “Para Pintar Seu Nome no Céu”, baseado em um trecho da música Top Top.

Alessa ressalta que a intenção é fazer com que as pessoas olhem para o céu e tentem encontrar a presença de Rita Lee, que agora, segundo ela, está no sopro do vento e na sutileza do cosmos. O desfile deste ano continuará a apresentar releituras das canções icônicas da rainha do rock, adaptadas para o estilo carnavalesco. Músicas como Panis et Circenses e Ovelha Negra estarão presentes, assim como o tema principal, Top Top, que ganhará uma roupagem carnavalesca.

O Ritaleena, criado em 2015, sempre teve como objetivo homenagear a cantora Rita Lee. Segundo Alessa, a ideia era celebrar o feminino, a irreverência, o humor e a quebra de paradigmas, características presentes na obra de Rita. A fundadora conta que a cantora teve a oportunidade de acompanhar os desfiles do bloco em vida, graças a um amigo em comum que a conectava através de ligações durante os desfiles.

Rita Lee faleceu em maio de 2023, na cidade de São Paulo, após lutar contra um câncer de pulmão diagnosticado em 2021. Ela deixou o marido, Roberto de Carvalho, e três filhos. A partir de suas músicas, o Ritaleena busca manter viva a memória e a influência de Rita Lee, celebrando sua obra de forma festiva e carnavalesca.

Os desfiles do Ritaleena estão programados para ocorrer neste sábado (3), na avenida Sumaré, e no dia 11, na rua Sepetiba, na Vila Romana, ambos com início às 12 horas. Com a fusão da obra de Rita Lee com o ambiente sonoro do carnaval, o bloco pretende levar adiante a celebração e a influência da cantora, mantendo viva a memória de sua vida e obra.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo