Repórter Recife – PE – Brasil

Atas notariais, a ferramenta que autentica fatos físicos e virtuais e serve como prova judicial, tem demanda crescente no Brasil

A ata notarial tem se mostrado um instrumento cada vez mais popular no meio jurídico, sendo utilizada para autenticar fatos ocorridos tanto no mundo físico quanto no mundo virtual, como mencionado em entrevista concedida pelo vice-presidente do Colégio Notarial do Brasil (CNB), Eduardo Calais, à Agência Brasil. Segundo ele, por meio da ata notarial, o tabelião pode verificar o estado de um imóvel, fazer diligências em sites ou redes sociais e verificar o conteúdo de postagens, servindo como prova em processos judiciais.

O documento emitido pelo notário contém informações básicas de criação do arquivo, como data, hora, local, nome e qualificação do solicitante, narrativa dos fatos, além da possibilidade de incluir declarações de testemunhas, fotos, vídeos, transcrições de áudios, bem como a assinatura do tabelião junto ao visto do cartório.

De acordo com o CNB, a procura pela ata notarial tem crescido em todo o país, incluindo o estado do Rio de Janeiro. Para Calais, o aumento da demanda pode ser atribuído à maior conscientização e conhecimento sobre o instrumento, e também ao fato de que advogados têm utilizado a ata notarial como forma de apresentar provas em processos judiciais.

O vice-presidente do CNB também mencionou a Lei 14.811/2024, sancionada recentemente, que tornou mais rígidas as penas para crimes cometidos contra crianças e adolescentes, contribuindo para a busca pela lavratura de postagens e conteúdos na internet que possam configurar prática desses crimes.

A ata notarial pode ser obtida presencialmente, no cartório de notas, ou pela plataforma eletrônica e-Notariado. O custo varia de estado para estado, oscilando entre R$ 100 e R$ 200, e o documento é conseguido no mesmo dia.

Segundo dados do CNB, o ano de 2023 registrou recorde histórico de solicitação de atas notariais, totalizando 4.927 documentos feitos em todo o território do estado do Rio de Janeiro, o que representa um crescimento médio anual de 7% no número de atas produzidas. Em nível nacional, a solicitação de atas notariais apresenta aumento médio de 12% ao ano, atingindo um recorde histórico de 121,6 mil documentos produzidos em 2023.

Esse aumento na demanda pela ata notarial demonstra a importância e relevância desse instrumento como forma de autenticar fatos do mundo físico e virtual, reforçando a preocupação crescente das pessoas em buscar documentar fatos e utilizá-los como prova em processos judiciais.

Sair da versão mobile