Joe Biden comete nova gafe ao confundir Macron com Mitterrand em discurso de campanha nos EUA.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, protagonizou mais uma gafe em um discurso de campanha no último domingo. Ao contar uma anedota sobre uma reunião com os líderes do G7 em junho de 2021, a qual estava participando, ele confundiu o presidente francês Emmanuel Macron com François Mitterrand, ex-presidente da França que faleceu em 1996.

Durante o evento de campanha em Las Vegas, o presidente, que tem 81 anos de idade, disse como ressaltou na reunião na Cornualha que “a América está de volta”, uma declaração que suscitou uma resposta de “Mitterrand da Alemanha”, antes de corrigir para “da França”. “Mitterrand, da Alemanha – quero dizer, da França – olhou para mim e disse: ‘Sabe, o que… por que… há quanto tempo você volta?’ disse Biden.

Curiosamente, a gafe do presidente norte-americano não passou despercebida e foi corrigida no registro oficial da Casa Branca, que publicou seus comentários com o nome “Mitterrand” riscado e substituído por “Macron”. Na transcrição oficial do discurso lida, o trecho se apresenta assim: “E Mitterrand (Macron), da Alemanha – quero dizer, da França olhou para mim e disse – disse: ‘Você sabe, o que – por que – há quanto tempo você volta?’”.

Embora essa gafe de Biden tenha causado alguma surpresa e chamado a atenção, é vital ressaltar que o presidente norte-americano conheceu Mitterrand em janeiro de 1988, durante uma reunião da Comissão de Assuntos Europeus, sete anos depois de Mitterrand se tornar presidente francês em 1981. Mitterrand foi presidente até 1995 e morreu um ano depois, aos 79 anos.

Assim, podemos concluir que essa confusão do presidente Biden fez com que o ex-presidente Mitterrand, que faleceu há mais de duas décadas, voltasse à tona em um discurso e chamasse a atenção de diversos observadores. Essa gafe, embora corrigida oficialmente, acabou sendo um momento constrangedor para Biden, que é conhecido por suas falas inexatas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo