Prefeitura do Rio de Janeiro divulga esquema operacional para o carnaval na Passarela do Samba com tabelas fixas para táxis e esquema de segurança.

A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta terça-feira (6) o esquema operacional para o carnaval na Passarela do Samba deste ano. Com destaque para a tabela fixa para táxis, totens com a localização das equipes da Guarda Municipal e esquema especial de segurança.

Um contingente de 800 agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) estará presente a cada dia de desfiles na Marquês de Sapucaí, com apoio de 60 viaturas, um caminhão e oito reboques. Além disso, haverá fiscalização de ambulantes legalizados e irregulares, de táxis e transporte complementar, de estacionamento irregular e da área de manobra de carros alegóricos que acessam o Sambódromo do Rio. A Seop também será responsável pela fluidez de trânsito, manutenção de bloqueios e pela distribuição de pulseirinhas para identificação de crianças.

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR) monitorará o entorno da Marquês de Sapucaí com 90 câmeras e a Sala de Situação funcionará em regime de plantão especial durante os desfiles. Além disso, representantes do COR estarão presentes no centro operacional montado pela Riotur no interior da Passarela do Samba.

A fim de impedir cobranças indevidas, a Seop e a Riotur disponibilizarão para todos os taxistas uma tabela com tarifas fixas. Além disso, bolsões de táxis credenciados ficarão espalhados pelas redondezas do Sambódromo, facilitando a locomoção dos foliões.

A maioria das agremiações controlará toda a iluminação para ressaltar alas, fantasias e comissão de frente, contando com um sistema de iluminação com 570 refletores na Sapucaí.

A Secretaria Municipal de Saúde estará presente durante todos os desfiles no Sambódromo, com postos médicos nos setores, ambulâncias e profissionais atuando das 19h até as 6h da manhã do dia seguinte, nos dias de desfile.

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) preparou uma megaoperação de limpeza para o carnaval no Sambódromo e no Terreirão do Samba, incluindo a instalação de mil contêineres de 240 litros para o descarte correto dos resíduos.

O presidente da Riotur, Ronnie Costa, destacou a importância da integração de todos os órgãos públicos para garantir um evento sem problemas, ressaltando a complexidade da operação que envolve os desfiles na Sapucaí.

Com a presença de representantes de diversos órgãos públicos, a coletiva realizada no Centro de Operações Rio (COR) apresentou as informações e contou com a participação do juiz Marcello Rubioli, titular do Juizado de Grandes Eventos.

Essas medidas visam garantir a segurança e o bem-estar dos foliões durante a maior festa popular do Brasil, o carnaval.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo