Protocolo Violeta: Lei de segurança das mulheres em espaços noturnos é sancionada em Recife

A cidade de Recife acaba de sancionar o “Protocolo Violeta”, uma Lei Municipal com o propósito de garantir a segurança das mulheres em espaços de lazer noturnos. Os funcionários de bares e restaurantes estão finalizando esta semana a capacitação para implementar esse protocolo, que tem por objetivo prevenir e enfrentar a violência e a importunação sexual contra mulheres. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Uninassau e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), por meio de um curso online e gratuito.

Na manhã desta quarta-feira (7), colaboradores dos restaurantes Guaiamum Gigante, Bar Real, Seu Tito, Quintal Cozinha Pra Torar, Tradição e Recanto Paraibano, juntamente com representantes da Abrasel e do centro universitário, estarão reunidos para a ação de conclusão da capacitação. A diretora executiva da Abrasel em Pernambuco, Rhaissa Soares, destacou a importância dessa iniciativa para promover um ambiente mais seguro para as mulheres e para os estabelecimentos comerciais.

A formação do Protocolo Violeta é voltada não apenas para os colaboradores de bares e restaurantes, mas também para qualquer pessoa interessada no assunto. O objetivo é preparar as pessoas para lidar com situações de assédio e/ou violência que possam acontecer nos estabelecimentos. O curso, disponibilizado pelo Centro Universitário Maurício de Nassau, é dividido em quatro módulos sobre temas como combate à violência e importunação sexual, aparato jurídico-legal, protocolos de intervenção e a relação entre violência, gênero, raça e classe.

Para se inscrever no curso, basta acessar o link disponibilizado. O Protocolo Violeta, proposto pelas vereadoras Andreza Romero e Cida Pedrosa, busca promover o acolhimento da pessoa em situação de violência nos espaços públicos, garantindo privacidade e respeito às decisões da vítima. Os princípios do protocolo incluem atenção à pessoa em situação de violência, repreensão à atitude do agressor e distanciamento da pessoa em situação de violência.

Essa ação de conscientização sobre o Protocolo Violeta demonstra a preocupação e o comprometimento das autoridades e entidades locais com a segurança e o bem-estar das mulheres. A implementação desse protocolo é um passo importante na prevenção e combate à violência de gênero, proporcionando um ambiente mais seguro e acolhedor para as mulheres nos estabelecimentos de lazer noturnos da cidade.

Além de Recife, outros acontecimentos de destaque incluem o Congresso no Equador que rejeitou o aumento de impostos para financiar a guerra contra o narcotráfico, bem como o pronunciamento da Ministra da Saúde sobre a alta de casos de dengue, reforçando a importância dos cuidados preventivos. Esses fatos reforçam a importância de estar atento e buscar soluções para questões que afetam diretamente a segurança e o bem-estar da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo