Senadora chama atenção para prazo do Plano Nacional de Educação e defende pacto político em favor do aprimoramento da educação.

A senadora Professora Dorinha Seabra, do União-TO, fez um pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (6), onde chamou a atenção para o prazo do Plano Nacional de Educação (PNE), que está previsto para terminar em junho de 2024. De acordo com a senadora, o PNE não alcançou suas metas e a renovação do sistema educacional do país deve ser uma oportunidade para estabelecer um pacto político em prol da melhoria da educação.

Ela ressaltou a necessidade de mudanças significativas na situação da educação no Brasil, enfatizando que outros países já estiveram na mesma posição ocupada pelo Brasil e conseguiram avanços através de um pacto suprapartidário pela educação. A senadora fez um apelo para que seja estabelecido um pacto nacional pela educação, indo além das discussões e conferências para construir um compromisso sólido em favor da educação.

A senadora é autora de um projeto de lei (PL 5665/2023) que busca prorrogar a vigência do PNE por mais cinco anos. O projeto se encontra parado na Comissão de Educação (CE), aguardando a escolha de um relator.

Professora Dorinha também identificou aspectos prioritários que precisam ser considerados em um novo PNE, como a formação de professores, o nível salarial da carreira e a alfabetização completa das crianças. Ela destacou a importância de melhorar a formação dos professores, ressaltando que muitos são formados por empresas particulares, sendo a maioria com baixa qualidade. Além disso, ela mencionou a necessidade de atenção ao piso salarial e à carreira dos profissionais da educação, além da preocupação com o índice de crianças que concluem o ensino fundamental e médio sem saber ler e escrever corretamente, afetando seu futuro acadêmico e profissional.

Diante desse cenário, a senadora enfatizou a urgência de se estabelecer um novo pacto nacional pela educação, que possa enfrentar os desafios presentes no sistema educacional brasileiro. A renovação do PNE deve ser vista como uma oportunidade para promover mudanças efetivas e garantir a melhoria da qualidade da educação no país.

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