UFF sediará Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação com Abertura da Ministra Luciana Santos na próxima semana

Nos dias 26 e 27 deste mês, a Universidade Federal Fluminense (UFF), localizada em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, será palco da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento contará com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que fará a abertura oficial da conferência no dia 26, às 17h, na Sala Nelson Pereira dos Santos.

A conferência tem como objetivo articular o sistema estadual de CT&I em debates que influenciam a formulação de políticas públicas voltadas ao setor científico, tecnológico e de inovação, com foco nas necessidades sociais, ambientais e econômicas, especialmente no contexto do estado do Rio de Janeiro. Nove eixos nortearão as discussões: inovação pelo oceano, tecnologias de baixo carbono e transição energética, comunicação, violência, cidade/metrópole, ciência básica, complexo econômico industrial de saúde, divulgação científica e neoindustrialismo/segurança alimentar.

De acordo com a assessoria de imprensa da UFF, a conferência é organizada pela Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), além de representantes de universidades localizadas no estado do Rio de Janeiro.

A conferência faz parte da preparação para a 5ª Conferência Nacional de CT&I (CNCTI), que ocorrerá em Brasília no mês de junho, com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.

A programação completa do evento pode ser acessada no site oficial da conferência.

Com todas essas parcerias e a presença da ministra Luciana Santos, a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação promete ser um marco na articulação do sistema estadual de CT&I e na formulação de políticas públicas para o setor. Com debates e discussões sobre temas relevantes como inovação, transição energética, violência e divulgação científica, a conferência deve contribuir para a busca de soluções para as questões sociais, ambientais e econômicas do estado do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo