Comissão de Comunicação e Direito Digital aprova projetos de radiodifusão em cinco estados brasileiros e no Distrito Federal.

A Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD) aprovou nesta quarta-feira (7) um total de dez projetos de decreto legislativo (PDL) que autorizam ou renovam serviços de radiodifusão em diversas cidades do Brasil. Os estados contemplados foram Pernambuco, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná e Distrito Federal. Os relatores emitiram parecer favorável às propostas, que já haviam sido aprovadas pela Câmara dos Deputados.

Os projetos foram submetidos à análise em caráter terminativo. Caso não haja recurso para análise em Plenário, seguirão para promulgação e publicação. A garantia de continuidade dos serviços de radiodifusão comunitária é de grande importância para as localidades contempladas, atendendo a demandas de informação e entretenimento dessas populações.

Dentre os projetos aprovados, destacam-se a renovação de outorga à Associação Comunitária Lagoense para executar serviço de radiodifusão em Lagoa Vermelha (RS), a renovação da outorga à Associação Comunitária Nova Bassano para executar serviço de radiodifusão em Nova Bassano (RS) e a permissão para a Empresa de Radiodifusão Extremo Sul FM Ltda. explorar serviço de radiodifusão FM em Chuí (RS). Além disso, autorizou-se a execução de serviços de radiodifusão comunitária em várias outras localidades, incluindo Camaçari (BA), Samambaia (DF), Betânia (PE), Santa Mariana, Dois Vizinhos, Cantagalo e Santo Antônio do Sudoeste, todas no estado do Paraná.

Além dos projetos de decreto legislativo, a Comissão também aprovou requerimentos apresentados pelos senadores Izalci Lucas e Zequinha Marinho. Izalci solicitou informações ao Ministério das Comunicações em relação ao PDL 628/2019, que permite outorga para a Associação Nova Barra executar serviço de radiodifusão comunitária em Barra (BA). Já Zequinha Marinho propôs a realização de uma audiência pública para debater o projeto de lei (PL 113/2020), que altera o Marco Civil da Internet.

A proposta original do senador Angelo Coronel determinava que plataformas e provedores de internet exigissem o cadastro de usuários para a criação de perfis na internet, visando evitar a criação de perfis falsos. No entanto, o substitutivo proposto pelo senador Astronauta Marcos Pontes modificou essa previsão, acrescentando a obrigação de os provedores manterem dados de geolocalização de registros de acesso, bem como a data e hora das conexões dos usuários. Esse tema não é consensual entre os senadores e, por isso, a realização da audiência pública se faz necessária.

Dessa forma, a aprovação dos projetos pela Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD) representa um importante avanço para a continuidade e o fortalecimento dos serviços de radiodifusão comunitária em diversas localidades do Brasil. Além disso, a proposição de debates e análises mais aprofundadas sobre a legislação que rege a internet demonstra a preocupação do Senado em acompanhar as transformações na área de comunicação e tecnologia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo