Vacinação contra a dengue no Distrito Federal começa com a chegada de 194 mil doses ainda nesta semana

O Distrito Federal está prestes a receber um grande reforço na luta contra a dengue. Está programada a chegada de 194 mil doses da vacina contra a doença ainda nesta semana, e assim que estiver disponível, a vacinação terá início na capital do país.

O secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, revelou em entrevista coletiva que, caso as vacinas cheguem na sexta-feira de manhã, a vacinação já começará na tarde do mesmo dia em 35 pontos espalhados pelo Distrito Federal. Essa rápida disponibilidade é uma excelente notícia para a população local, que há tempos aguarda por uma solução eficaz para o problema.

Rocha também esclareceu que não será necessário agendamento para receber a vacina, sendo a única exigência que o indivíduo pertença à faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde, que vai dos 10 aos 14 anos. Além disso, assegurou que haverá doses suficientes para atender a todos os residentes do Distrito Federal que se encaixam nesse grupo-alvo.

Além da vacinação, o governo do Distrito Federal também anunciou a expansão do sistema de tendas de acolhimento para pacientes com suspeita de dengue. O número dessas estruturas vai dobrar de nove para 18, visando ampliar o atendimento à população diagnosticada com a doença e aliviar a sobrecarga nos hospitais da rede pública de saúde.

A previsão é que as novas tendas comecem a operar a partir do final da próxima semana em diversos locais, incluindo Vicente Pires, Varjão, Gama, Taguatinga, Guará, região central do Plano Piloto e Paranoá. Além disso, Ceilândia e Samambaia também serão beneficiadas com a adição de mais uma tenda de acolhimento cada.

Com a chegada das vacinas e a expansão da estrutura de atendimento, o Distrito Federal se prepara para intensificar suas ações de combate à dengue e garantir uma resposta eficaz às necessidades de saúde pública enfrentadas pela população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo