Inep divulga resultado preliminar da segunda etapa do Revalida 2023/2 e abre período para apresentação de recursos.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou recentemente o resultado preliminar da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/2. O anúncio vem acompanhado das versões definitivas do Padrão Esperado de Procedimentos (PEP), que funcionam como um gabarito com informações sobre os procedimentos esperados dos participantes.

Os participantes terão a oportunidade de apresentar recursos ao resultado preliminar a partir de hoje, tendo até terça-feira (13) para fazê-lo. Após a revisão dos recursos, os resultados finais do Revalida 2023/2 serão divulgados no dia 19 de março. Este exame é composto por duas etapas, teoria e prática, e tem como objetivo subsidiar o processo de revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior.

Além disso, o exame é direcionado tanto aos estrangeiros formados em medicina fora do Brasil quanto aos brasileiros que se graduaram em outro país e querem exercer a profissão em sua terra natal. Nesta edição, as provas foram aplicadas nos dias 2 e 3 de dezembro deste ano, em dez cidades brasileiras, e contou com a participação de 1.591 candidatos. As cidades responsáveis por aplicar as provas foram Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), São Luiz (MA) e Uberlândia (MG).

Os resultados deste exame têm um impacto significativo, uma vez que ele determina a possibilidade de exercer a profissão médica no Brasil para diversos candidatos. Por isso, a divulgação do resultado preliminar é um momento importante para os participantes, que poderão recorrer e ter suas avaliações revisadas antes do resultado final.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo