Dentre as macrotendências apresentadas no relatório, destaca-se a proliferação da inteligência artificial (IA) e a necessidade de responsabilidade ética no seu uso, frente às preocupações sociais e regulatórias. A estratégia de multipersonalização para diversos stakeholders, empregando IA, também é um dos temas abordados, assim como a transformação dos consumidores, destacando a importância da sustentabilidade, diversidade e inclusão, especialmente para a Geração Z.
Além das tendências relacionadas à IA, o relatório explora a transição do atendimento ao cliente e vendas com assistentes virtuais baseados em IA, as potenciais transformações trazidas pela Web3 e a crescente autenticidade das interações geradas por IA. Mudanças no cenário digital, como a ascensão do áudio e a evolução do first-party data, também são discutidas no relatório.
Durante sua visita ao Brasil, o diretor global de Estratégia de Inovação da LLYC, Ibo Sanz, mencionou a importância da IA no marketing, destacando seu papel fundamental em todas as fases das estratégias de marketing. Além disso, ele falou sobre o investimento em startups por meio da LLYC Venturing, uma iniciativa da consultoria destinada a apoiar o ecossistema empreendedor com o investimento em startups nos setores da comunicação, marketing e relações públicas.
Sanz ressaltou que a era da informação exige que as empresas repensem suas estratégias de comunicação e marketing, levando em consideração as últimas tendências do mercado. Ele acredita que as empresas devem potencializar uma mentalidade aberta para inovar e se adaptar continuamente, e mencionou a importância de uma base sólida em capacidades de análise e tratamento de dados.
O relatório “Forecast Marketing 2024” oferece uma visão abrangente das tendências e desafios de marketing para os próximos anos, destacando a importância da IA, da responsabilidade ética no seu uso e da adaptação contínua das estratégias de comunicação e marketing das empresas em resposta às mudanças constantes no mercado e nos consumidores.