No total, foram 1.306.213 reclamações registradas em 2023, em comparação com 1.721.443 em 2022. Segundo a Conexis, nos últimos cinco anos, houve uma queda de 56% no volume de queixas. Em dezembro, o número também caiu em relação ao mesmo mês do ano anterior, registrando 97.243 reclamações, uma diminuição de 11,4%.
A associação destacou que, na divisão por tipos de serviço, a televisão por assinatura apresentou a maior queda, com um recuo de 31,3% no volume de queixas em 2023. Em seguida, a telefonia móvel registrou uma redução de 26,4% e a banda larga fixa teve uma diminuição de 13,5% nas reclamações.
A Conexis Brasil apontou que dois fatores contribuíram para a diminuição do número de reclamações: o Sistema de Autorregulação das Telecomunicações, em operação há quatro anos, e a plataforma Não Me Perturbe, que bloqueia chamadas de telemarketing de empresas de determinados setores.
Segundo a associação, o Sistema de Autorregulação das Telecomunicações tem como objetivo melhorar a relação com o consumidor e desenvolver o setor por meio de práticas autorregulatórias. Já a plataforma Não Me Perturbe, em operação desde julho de 2019, já conta com mais de 12 milhões de números cadastrados, e apenas no ano passado, 974.902 números foram adicionados ao serviço.
No entanto, a plataforma não impede ligações de outros setores, como planos de saúde ou redes varejistas. A Conexis defendeu a ampliação da autorregulação para aprimorar a relação com o consumidor e desenvolver o setor.
Com a diminuição do número de reclamações, as empresas de telecomunicações demonstram avanços na prestação de serviços e no atendimento ao consumidor. Esse resultado indica melhorias significativas no setor, refletindo o compromisso das empresas em proporcionar uma melhor experiência aos clientes.