Reclamações de serviços de telecomunicações caem 24,1% em 2023, segundo dados da Anatel e Conexis Brasil Digital

O setor de telecomunicações encerrou o ano de 2023 com uma boa notícia: o número de reclamações de clientes caiu significativamente em comparação com o ano anterior. Segundo dados divulgados pela Conexis Brasil Digital, associação que reúne empresas do ramo, as queixas diminuíram 24,1% em relação a 2022.

Ao todo, foram registradas 1.306.213 reclamações na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ao longo do ano passado, uma redução em relação às 1.721.443 queixas de 2022. O comparativo dos últimos cinco anos também revela uma queda expressiva de 56% no volume de reclamações, apontando para uma tendência positiva no setor.

A diminuição das reclamações se estendeu também ao mês de dezembro, que registrou uma redução de 11,4% no número de queixas em comparação com o mesmo período de 2022. A Conexis ressalta que dezembro foi o mês com menor volume de reclamações em todo o ano de 2023.

Quando analisadas as categorias de serviços, a maior queda nas reclamações foi observada na televisão por assinatura, que registrou um recuo de 31,3% em comparação com 2022. Em seguida, aparecem a telefonia móvel, com uma queda de 26,4%, e a banda larga fixa, que teve uma redução de 13,5%.

A associação atribui a queda no número de reclamações a dois fatores principais. O primeiro deles é o Sistema de Autorregulação das Telecomunicações, em vigor há quatro anos, que visa melhorar a relação com o consumidor e impulsionar o desenvolvimento do setor. Além disso, a plataforma “Não Me Perturbe”, que bloqueia ligações de telemarketing de empresas de determinados setores, também contribuiu para a redução das queixas. Atualmente, o serviço conta com mais de 12 milhões de números cadastrados e registrou o acréscimo de 974.902 novos números no último ano.

Implantada em julho de 2019, a plataforma permite que os usuários bloqueiem chamadas de telemarketing vindas de empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado, trazendo um alívio para os consumidores. No entanto, vale ressaltar que o mecanismo não impede ligações de outros setores, como planos de saúde ou redes varejistas. Com essa redução no número de reclamações, o setor de telecomunicações encerrou o ano de 2023 com uma perspectiva positiva de melhoria no atendimento aos clientes.

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