Cientistas descobrem nova espécie de lagarto e a batizam em homenagem ao vocalista do Iron Maiden.

Cientistas descobrem nova espécie de lagarto no Peru

Um grupo de especialistas encontrou uma nova espécie de lagarto em uma reserva natural do Peru. A descoberta foi realizada na Cordilheira de Colán e os répteis foram batizados de Enyalioides dickinsoni e Enyalioides cyanocephalus. O primeiro recebeu o nome em homenagem ao vocalista da banda britânica Iron Maiden, Bruce Dickinson, devido à sua cabeça laranja, corpo verde e pernas curtas.

A descoberta foi realizada por especialistas da Rainforest Partnership dos Estados Unidos e do Instituto Peruano de Herpetologia, em conjunto com o Museu de Zoologia da Escola de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica do Equador. A reserva onde os répteis foram encontrados, conhecida como santuário nacional Cordilheira de Colán, possui 39.215 hectares de extensão e abriga aproximadamente 470 espécies de aves e 70 de mamíferos.

Os cientistas responsáveis pela descoberta não mencionaram se eram fãs da banda Iron Maiden, mas destacaram a importância da homenagem ao líder da banda de heavy metal. Bruce Dickinson, de 65 anos, é o vocalista da banda fundada em 1975, em Londres, e conquistou legiões de fãs em todo o mundo, especialmente na América Latina, onde costumam realizar apresentações em estádios lotados.

Segundo o Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado do Peru (Sernanp), o nome científico do réptil é Enyalioides dickinsoni e foi escolhido como forma de homenagear o lendário vocalista da banda Iron Maiden. A outra espécie, Enyalioides cyanocephalus, também foi descoberta recentemente e ambos os répteis fazem parte de uma pesquisa com foco na diversidade de espécies no local.

Essa descoberta ressalta a importância de preservar as reservas naturais e o estudo da fauna e flora presentes nessas áreas. Além disso, a homenagem feita ao vocalista do Iron Maiden demonstra a relevância da banda para os fãs e até mesmo para a comunidade científica. A identificação e catalogação de novas espécies são fundamentais para a compreensão e preservação do meio ambiente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo