Distribuição de doses contra dengue para crianças de 10 e 11 anos já chegou em Goiás e no Distrito Federal

O Ministério da Saúde iniciou a distribuição da vacina contra a dengue para crianças de 10 e 11 anos em todos os 521 municípios brasileiros selecionados para receber a imunização. Goiás e o Distrito Federal já receberam as doses, e a expectativa é de que até o fim de março todos os municípios contemplados tenham sido alcançados.

Segundo a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, o Brasil é pioneiro na incorporação da vacina contra a dengue na rede pública de saúde, o que representa um avanço significativo na prevenção da doença. “Estamos celebrando muito esse dia. A primeira dose [contra a dengue] em um sistema público de saúde do mundo vai ser feita no Brasil hoje”, afirmou Ethel em entrevista coletiva.

No entanto, ela alertou que a previsão é de que os casos de dengue no país ultrapassem os 4 milhões este ano, o que causa preocupação. A secretária reforçou a importância da vacina como uma conquista no controle da doença, mas ressaltou a necessidade de reduzir o número de óbitos causados pela dengue.

Ethel também destacou os sinais de alerta para a doença, como vômitos persistentes e dor abdominal, orientando a população a buscar atendimento médico imediatamente em caso de suspeita de dengue.

A distribuição das doses da vacina contra a dengue não será interrompida durante o Carnaval, de acordo com a secretária. Novos lotes das doses destinadas a crianças de 10 e 11 anos continuarão a ser distribuídos mesmo durante o feriado. A chegada das vacinas ao país depende da empresa fabricante, que enviará novos quantitativos para liberar ao longo dos próximos dias para mais municípios.

Além disso, Ethel ressaltou que a pasta está dependendo da produção da empresa fabricante para ampliar a faixa etária a ser imunizada. “Dependemos da produção da empresa. Eles enviaram o cronograma, mas não sabemos se será efetivado. Temos que ter muita cautela”, concluiu.

Esse avanço representa um marco importante na prevenção da dengue no país, e a expectativa é de que a vacinação contribua significativamente para a redução dos casos e óbitos causados pela doença. O Ministério da Saúde mantém o projeto de ampliação da vacinação para outras faixas etárias à medida que novos lotes forem chegando ao país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo