Dormir de boca aberta pode causar mau hálito e problemas dentários, alerta especialista

Especialista alerta sobre os perigos de dormir com a boca aberta

Você provavelmente já ouviu falar que dormir com a boca aberta pode causar roncos durante a noite, mas será que sabia que isso também pode causar mau hálito? De acordo com Rebecca Swain, especialista em colchões da Winstons Beds, a respiração pela boca, quando atinge a parte posterior da garganta, causa enormes vibrações e sons altos, que chamamos de ronco. Além disso, a respiração bucal deixa a boca mais seca, afetando o fluxo da saliva, o que contribui para o hálito desagradável.

Outras pesquisas sugerem que dormir com a boca aberta pode causar complicações dentárias mais graves. Segundo um estudo publicado pela BioMed Research International, aqueles que respiravam pela boca tinham mais placa bacteriana nos dentes do que aqueles que respiravam pelo nariz. Além disso, a respiração bucal também pode causar estragos nas gengivas, pois pode ressecar os tecidos orais, o que pode causar inflamação ou irritação. Por último, um estudo publicado na ACTA Otorhinolaryngologica Italica também descobriu que existe uma ligação entre a respiração bucal e o desalinhamento dos dentes.

Diante destes perigos, Swain recomenda colocar um travesseiro embaixo do queixo ao dormir de lado para manter a mandíbula fechada. Outros especialistas ainda comentam que é necessário usar um spray salino ou descongestionante nasal quando sentir que seu nariz está congestionado, assim evita a respiração única pela boca.

Portanto, antes de dormir, vale a pena considerar os impactos de dormir com a boca aberta não só para evitar os incômodos roncos, mas também para prevenir mau hálito e complicações dentárias. Cuidar da forma como respiramos durante o sono pode ter um grande impacto na nossa saúde bucal e qualidade de vida. Afinal, uma boa noite de sono é essencial para nosso bem-estar geral.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo