Setor de serviços cresce 2,3% em 2023, impulsionado por informação, comunicação, transporte e atividades profissionais.

Em 2023, os serviços no Brasil registraram um crescimento de 2,3%, marcando o terceiro ano consecutivo de expansão do setor. Em dezembro do mesmo ano, o volume de serviços no país teve um avanço de 0,3%, representando o segundo resultado positivo seguido. A recuperação em dezembro e novembro de 2023 permitiu a compensação de parte da perda de 2,1% anotada entre agosto e outubro.

Comparado a dezembro de 2022, os serviços apresentaram um recuo de 2,0%, o mais intenso desde janeiro de 2021, quando houve uma queda de 5,0%. No acumulado dos últimos 12 meses, os serviços diminuíram a magnitude de crescimento de 3,1% em novembro para 2,3% em dezembro de 2023. Os dados são provenientes da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A série histórica revelou que, com o avanço de 0,3% em dezembro, o setor de serviços atingiu um nível 11,7% acima do período pré-pandemia, em fevereiro de 2020, e 1,7% abaixo do ponto mais alto da série em dezembro de 2022.

De acordo com o IBGE, o setor de serviços não registrava crescimento por três anos consecutivos desde o período entre 2012 e 2014, quando houve um ganho de 11,3%. O crescimento de 2,3% registrado em 2023 foi o menos intenso dentre os últimos anos, com altas de 10,9% em 2021 e 8,3% em 2022.

O gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, destacou que os serviços de informação e comunicação e os serviços profissionais, administrativos e complementares foram os destaques em 2023, com crescimentos de 3,4% e 3,7%, respectivamente. Lobo explicou que os serviços de informação e comunicação foram impulsionados pelo aumento das receitas de empresas de telecomunicações, desenvolvimento de softwares, tratamentos de dados, provedores de serviços de aplicação e hospedagem na internet.

Já os serviços profissionais, administrativos e complementares tiveram um aumento favorável devido à locação de automóveis e serviços de engenharia, entre outros.

Os serviços prestados às famílias tiveram uma alta de 4,7% em 2023, com a exceção do setor de outros serviços, que apresentou uma retração de 1,8%. A atividade turística auxiliou na melhora do setor de alojamento e alimentação, essencial para os serviços prestados às famílias.

No geral, o setor de serviços se recuperou e se desenvolveu positivamente em 2023, contribuindo para a retomada econômica do país.

Os dados da pesquisa indicam a análise do comportamento conjuntural do setor de serviços no país, com a produção de indicadores para acompanhar seu crescimento e evolução ao longo do tempo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo