Brasil registra 408 mil casos prováveis de dengue em 2024 e investiga 279 mortes suspeitas, aponta Ministério da Saúde

De acordo com a atualização do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde, o Brasil registrou um aumento no número de casos prováveis de dengue em 2024, chegando a 408 mil. Além disso, 62 vítimas da doença foram confirmadas e outras 279 mortes suspeitas estão sob investigação. A média nacional aponta 201 casos de dengue por 100 mil habitantes, no entanto, alguns estados apresentam coeficientes ainda mais altos, como é o caso do Distrito Federal, que registra mais de 1.700 casos por 100 mil habitantes.

Em termos absolutos, Minas Gerais lidera o ranking, com mais de 143 mil pessoas registradas com dengue, seguido por São Paulo, Distrito Federal e Paraná. Por outro lado, os estados do Nordeste, Piauí e Paraíba, registram menos casos da doença. Além disso, as mulheres representam 55% dos registros, enquanto os homens correspondem a 45%.

Apesar do número de mortes ter se mantido estável em relação ao ano anterior, com 62 mortes confirmadas até o momento, o número de casos graves mais do que triplicou. Nas primeiras cinco semanas de 2024, foram registrados quase 4.600 casos graves, em comparação aos 1.355 casos registrados no mesmo período no ano passado.

Diante desses dados preocupantes, é necessário que as autoridades de saúde intensifiquem as medidas de prevenção e controle da dengue, a fim de evitar a propagação da doença e a ocorrência de novas mortes. A população também precisa estar ciente dos riscos e adotar práticas que ajudem a reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Ações como a eliminação de criadouros em casa, o uso de repelentes e a busca por atendimento médico ao apresentar sintomas da doença são fundamentais para combater a dengue.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo