Navio é atacado com mísseis ao longo da costa do Iêmen, indicam agências de segurança – Possível ataque foi reivindicado por rebeldes huthis.

Nesta segunda-feira (12), um navio navegando ao longo da costa do Iêmen, atravessando o estreito de Bab el Mandeb, relatou ter sido atacado por mísseis, de acordo com agências de segurança. Os rebeldes huthis do Iêmen reivindicaram o ataque ao navio americano “Star Iris”, afirmando ter utilizado “mísseis navais” no ataque. No entanto, não ficou claro se o incidente em questão se refere ao mesmo ataque.

O ataque ocorreu por volta das 04h00, segundo a agência britânica de operações comerciais marítimas (UKMTO), que também informou que a tripulação está a salvo e que o navio está seguindo em direção à próxima parada. A embarcação foi atingida e sofreu danos à direita, indicou a empresa de segurança marítima Ambrey, que informou que havia uma equipe de segurança privada a bordo do navio.

O proprietário do navio costuma trabalhar com o Irã, o que levanta a possibilidade de que o país seja o destino pretendido do ataque, segundo a agência. O incidente ocorre em meio a uma tensão crescente na região, com os Estados Unidos anunciando ter bombardeado posições rebeldes huthis no Iêmen, que supostamente estavam se preparando para atacar navios no Mar Vermelho.

Os rebeldes huthis têm realizado ações contra navios no Mar Vermelho e no Golfo de Áden nos últimos meses, em solidariedade aos palestinos na Faixa de Gaza, e esses ataques levaram muitas companhias marítimas a suspender sua passagem pela área. Essa é uma região vital para o comércio mundial, por onde transita cerca de 12% do comércio global.

As ações dos rebeldes huthis têm gerado preocupações quanto à segurança marítima na região, afetando o fluxo do comércio internacional. Com os incidentes recentes e a escalada do conflito na região, as autoridades e empresas marítimas estão monitorando de perto a situação, em busca de medidas para garantir a segurança das rotas de navegação e a proteção das embarcações que transitam pela área.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo