Pernambuco notifica caso de malária em homem de 49 anos, atendido no Hospital Regional Dom Moura em Garanhuns no Agreste

No último domingo, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (CIEVS-PE) notificou um caso de malária, diagnosticado em um homem de 49 anos, atendido no Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, no Agreste. A vítima havia relatado histórico de viagem à Região Amazônica, área endêmica do país onde desenvolvia sua atividade laboral. Após apresentar quadro febril, o paciente buscou a unidade de saúde, onde recebeu atendimento da equipe plantonista.

Os testes laboratoriais realizados pelo Laboratório Regional da V Gerência Regional de Saúde (V Geres-Garanhuns) confirmaram a presença do parasita causador da malária, levando a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) a encaminhar o medicamento especializado para o início do tratamento do paciente, que está sendo realizado em casa, sem a necessidade de internação clínica.

A malária é uma doença provocada pelo protozoário do gênero Plasmodium, transmitida pela picada da fêmea do Anopheles, conhecido na Região Norte como mosquito-prego ou carapanã, e no Nordeste como muriçoca. Vale ressaltar que a doença não é endêmica em Pernambuco e sua transmissão não se dá diretamente de uma pessoa para outra. Os sintomas mais conhecidos incluem febre alta, calafrio e sudorese, e se não tratada em tempo oportuno, a doença pode evoluir para uma forma grave e, em casos extremos, levar a óbito.

É importante que as pessoas que viajam para regiões de alto risco para malária tomem as devidas precauções, como repelentes e mosquiteiros impregnados com inseticida, e estejam atentas aos primeiros sintomas. A SES-PE também está realizando ações de vigilância e monitoramento para prevenir a disseminação da doença no estado.

Além disso, esta notícia é um alerta para a importância de se investir em medidas de prevenção e controle de doenças tropicais em todo o Brasil, visando a redução da incidência e letalidade dessas enfermidades, para garantir a saúde e segurança da população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo