Fantasia será critério de desempate para definir campeã de 2024 entre escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro.

O quesito Fantasia será o critério de desempate para definir a campeã de 2024 no Grupo Especial de escolas de samba do Rio de Janeiro. Após desfilarem no domingo (11) e na segunda (12), a ordem de leitura dos quesitos para definir a ganhadora foi sorteada na última quarta-feira (14) na sede da Liesa, no centro da cidade.

Em caso de persistir o empate entre as escolas, a definição será feita pelo quesito samba enredo, que foi o penúltimo sorteado, e assim por diante até que ocorra o desempate. A última vez que o empate permaneceu até o fim, pelo critério dos quesitos, foi em 1998, quando a Mangueira e a Beija-Flor foram declaradas campeãs. Antes disso, em anos anteriores, houve mais de uma vencedora, que concorreram por instituições e desfiles diferentes.

Cada quesito recebe notas de quatro jurados diferentes e a menor será descartada. Os julgadores podem dar notas entre 9,0 e 10 pontos por quesito, permitindo notas fracionadas em decimais. A apuração vai acontecer na Cidade do Samba, região portuária do Rio, após o anúncio da campeã, a escola vencedora fará um cortejo na pista onde estão localizados os barracões.
A decisão de realizar a apuração na Cidade do Samba atende a um desejo do presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro, que está no último mandato à frente da entidade.

As seis primeiras colocadas voltarão ao Sambódromo, no próximo sábado (17), para o Desfile das Campeãs.

Adaptado de: https://www.folhape.com.br/noticias/dois-detentos-escapam-de-prisao-de-seguranca-maxima-em-mossoro/316936/

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo