Lula anuncia novos aportes de recursos para agência de assistência a refugiados palestinos e critica cortes de financiamento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, durante seu discurso em uma sessão extraordinária da Liga dos Estados Árabes, no Cairo, que o Brasil fará novos aportes de recursos para a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Médio (UNRWA). Criada em 1949, a agência da ONU desenvolve ações sociais, como educação, saúde e moradia, destinadas a palestinos na Faixa de Gaza, Cisjordânia, Jordânia, Síria e no Líbano. Para o presidente, o corte do financiamento e da ajuda humanitária é uma “desumanidade e covardia”.

No início deste ano, mais de 15 países suspenderam o financiamento à agência após denúncias de envolvimento de funcionários no ataque do grupo palestino Hamas a Israel, em 7 de outubro do ano passado. A UNRWA informou que rescindiu os contratos com os supostos envolvidos e abriu investigação.

“Refugiados palestinos na Jordânia, na Síria e no Líbano também ficarão desamparados. É preciso pôr fim a essa desumanidade e covardia”, afirmou Lula durante seu discurso.

Além disso, o presidente destacou que a situação das populações palestinas está se tornando insustentável, com fome, sede, doenças e outros tipos de privações. Ele defendeu a libertação dos reféns israelenses pelo Hamas, um cessar-fogo definitivo na região e o estabelecimento de um Estado palestino independente.

Durante sua fala, ele lembrou que o Brasil foi o primeiro país latino-americano a receber o status de observador na Liga dos Estados Árabe, composta por 22 países, e manifestou o interesse em aprofundar a parceria e o comércio com países do Sul Global, localizados em sua maioria no Hemisfério Sul.

O presidente também aproveitou a ocasião para ressaltar o potencial de cooperação e desenvolvimento entre o Brasil e os países árabes, citando o crescimento da balança comercial do Brasil com os países da Liga Árabe, que passou de US$ 5,4 bilhões em 2003 para US$ 30 bilhões em 2023.

Lula está em viagem ao Egito, e também fará uma visita à Etiópia, para reforçar a agenda internacional do Brasil junto aos países africanos. Essa viagem faz parte de um esforço do governo brasileiro em buscar parcerias e relações comerciais com o Sul Global, incluindo países da África e do Oriente Médio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo