Ministério da Saúde retoma seleção de entidades para prestar serviços de saúde aos povos indígenas após decisão judicial.

A Secretaria de Saúde Indígena, órgão ligado ao Ministério da Saúde, poderá retomar o processo de seleção de entidades para prestar serviços de saúde aos povos indígenas. A seleção havia sido interrompida por decisão da 20ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal, após uma entidade privada questionar o edital de chamamento público. No entanto, a Advocacia-Geral da União (AGU) obteve decisão favorável do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) que garantiu a suspensão da decisão da Justiça Federal em primeira instância que havia paralisado a seleção pública.

A AGU conseguiu demonstrar a regularidade da utilização do edital de chamamento público para a seleção de organização da sociedade civil (OSC) por meio da formalização de termo de convênio. Além disso, a AGU alertou que quaisquer atrasos no chamamento público poderiam levar à desassistência aos povos indígenas, pois a legislação não prevê novas prorrogações e os contratos existentes já foram excepcionalmente prorrogados por mais seis meses, com previsão de término em junho deste ano.

Artigos relacionados

O edital tem como finalidade a seleção de entidades sem fins lucrativos para prestarem serviços complementares de atenção primária à saúde nos 34 distritos sanitários especiais indígenas, que abrangem todo o país, além das duas casas de saúde indígena nacionais. Esse processo é de extrema importância para garantir que os povos indígenas tenham acesso a atendimento e acompanhamento de saúde dentro de suas próprias comunidades, com o apoio de entidades que entendam e respeitem suas particularidades e necessidades específicas.

Com a decisão favorável do TRF1, a expectativa é que o processo de seleção possa ser retomado em breve, garantindo assim a continuidade e qualidade dos serviços de saúde oferecidos os povos indígenas. A atuação da AGU desempenhou um papel fundamental para assegurar que as necessidades das comunidades indígenas sejam atendidas da melhor forma possível, evitando a desassistência e garantindo a continuidade dos serviços de saúde.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo