Ciclone subtropical se forma na costa do Rio de Janeiro e gera alerta de tempestades em São Paulo e Rio de Janeiro.

O ciclone subtropical que se formou na última quarta-feira (14) continua ganhando força em alto-mar, na costa do Rio de Janeiro, segundo informações da Marinha do Brasil. A previsão é de fortes chuvas em áreas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

De acordo com a Marinha, o ciclone subtropical está localizado a aproximadamente 235 km afastado da costa do Estado do Rio de Janeiro. Os impactos do fenômeno serão sentidos principalmente em alto-mar, o que indica a intensidade do fenômeno.

Em relação ao aviso meteorológico emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de grande perigo de tempestades intensas no Vale do Paraíba Paulista, no litoral norte de São Paulo, no sul fluminense e na região metropolitana do Rio de Janeiro até quinta-feira, 15.

O Inmet alerta para o risco de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos variando entre 60 km/h e 100 km/h. Além disso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A empresa de meteorologia Climatempo destaca que é esperado que o sistema continue ganhando força e se transforme em uma tempestade subtropical na noite desta sexta-feira. Se isso acontecer, o sistema será nomeado de Akará, segundo a empresa.

O Inmet já havia alertado que, em caso de persistência das condições atmosféricas e da intensificação do vento, o ciclone poderia ser classificado como uma tempestade subtropical.

A última depressão subtropical registrada foi entre os dias 6 e 9 de janeiro de 2023, enquanto a última tempestade subtropical foi a Yakecan, em meados de maio de 2022.

Para a capital paulista, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo prevê nebulosidade diminuindo na sexta-feira, com sol aparecendo e aumento ligeiro nas temperaturas no período da tarde.

O fim de semana será marcado por sol entre nuvens, elevação da temperatura no período da tarde e previsão de pancadas isoladas de chuva, porém com baixo potencial para a formação de alagamentos, segundo o órgão municipal.

Diante do perigo iminente, a população deve desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia, colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos em caso de enxurrada ou situação similar, procurar abrigo em caso de perigo confirmado e obter mais informações junto à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros.

Em síntese, o ciclone subtropical e a previsão de fortes chuvas nas regiões de São Paulo e Rio de Janeiro demandam a atenção e precaução da população, pois pode gerar diversos impactos e transtornos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo