Segundo relatos dos moradores, o problema persistiu por toda a semana, gerando insatisfação e dificuldades no dia a dia. Uma moradora do Vila Bela desabafou sobre a situação precária que vivenciaram: “Desde o início do carnaval estamos sem água. A Compesa solta só um pouquinho. A gente está com a casa suja, roupa suja e sem reservatórios suficientes. E quando a conta chegar, eles querem que a gente pague em dia, mas não reconhecem a nossa situação. Não tem condições”.
Diante da repercussão do problema, a Compesa emitiu uma nota de esclarecimento, apontando que a falta de água foi ocasionada por um vazamento de grande porte no Sistema Adutor do Pajeú, ocorrido na última sexta-feira (09), e por uma queda de energia, no dia 14. Esses problemas afetaram não apenas os bairros já mencionados, mas também outras localidades, como Centro, Caxixola, AABB (parte baixa), Malhada, Dnocs, Calumbi, e as localidades de Canaã (distrito de Triunfo) e Carqueja (distrito de Floresta).
A empresa garantiu que o fornecimento de água retornaria à normalidade a partir da sexta-feira (16), buscando resolver a situação que trouxe transtornos para os moradores da cidade.
Diante desse cenário, é possível observar a importância de um fornecimento estável de água potável para a população, garantindo condições básicas de conforto e higiene. A falta de água é um problema recorrente em muitas regiões do país, provocando impactos diretos na qualidade de vida das pessoas.
Portanto, é fundamental que as empresas responsáveis pelo abastecimento de água estejam preparadas para lidar com eventuais problemas, garantindo um serviço de qualidade e assegurando o bem-estar da população.