Guiana envia especialistas para ajudar a limpar vazamento de petróleo em Trinidad e Tobago, declarando estado de emergência.

Guiana envia especialistas para ajudar Trinidad e Tobago em derramamento de petróleo

O derramamento de petróleo que tem afetado o litoral de Trinidad e Tobago levou o país caribenho a declarar estado de emergência. Diante do cenário, a Guiana decidiu enviar uma equipe de especialistas para auxiliar no processo de limpeza. O anúncio foi feito pelo secretário de Relações Exteriores guianês, Robert Persaud, em entrevista à AFP neste sábado (17).

A equipe da Guiana, composta por cinco membros da Comissão de Defesa Civil, da Administração Marítima e da Agência de Proteção Ambiental do país, estará prestando apoio entre os dias 18 e 22 de fevereiro. Segundo Persaud, a intenção é proporcionar à equipe guianesa uma exposição real ao cenário e oferecer o apoio necessário para a limpeza do derramamento de petróleo.

De acordo com as autoridades trinitinas, o vazamento de petróleo envolve pelo menos duas embarcações, um navio e um rebocador. Inicialmente, a informação era de que um navio-petroleiro conhecido como “Gulfstream” tinha virado no litoral sudeste da ilha de Tobago, mas posteriormente foi revelado que as embarcações pareciam ter como destino a Guiana.

As autoridades da Guiana confirmaram que nenhuma das embarcações chegou ao destino previsto. Até o momento, ainda não há informações sobre vítimas no incidente. As operações de limpeza contam com o auxílio de mais de 1.000 voluntários.

A atitude da Guiana em enviar especialistas para auxiliar no derramamento de petróleo ocorre em um momento em que o país vem desenvolvendo capacidade local com o surgimento do setor de petróleo e gás. Diante disso, Persaud ressaltou que é o melhor que o país pode fazer para contribuir com as operações de limpeza em Trinidad e Tobago.

O apoio da Guiana demonstra uma ação de solidariedade diante de uma situação de emergência em um país vizinho. A parceria e cooperação entre os países da região caribenha se mostram fundamentais diante de desafios como derramamentos de petróleo e outros desastres naturais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo