Faturamento das franquias no Brasil atinge R$ 240,6 bilhões em 2023, crescimento de 13,8%, aponta Associação Brasileira de Franchising

O faturamento das franquias no Brasil atingiu R$ 240,6 bilhões em 2023, um crescimento nominal de 13,8% em relação a 2022. Em comparação a 2019, na pré-pandemia, o aumento foi de 28,9%. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

De acordo com o levantamento, o número de redes alcançou 3.311, um crescimento de 7,6% em relação a 2022. Além disso, o número de empregos diretos gerados atingiu 1,7 milhão, um aumento de 7,1% em comparação ao ano anterior. O número de operações de franquias totalizou 195,8 mil, 7,8% superior a 2022.

A taxa média de abertura de novas operações alcançou 17,3% no ano passado, ante 14,9% em 2022. Já a taxa média de operações que fecharam foi 5,9%, resultando em um saldo positivo de 11,4%, acima dos 9,8% de 2022.

O presidente da ABF, Tom Moreira Leite, destacou que “os resultados mostram a capacidade de adaptação do setor, principalmente em relação à digitalização e ao ajuste de modelos de negócio. De outro lado, o desejo do consumidor por atividades sociais, principalmente eventos, encontros e confraternizações, movimentou o setor de forma geral, mas principalmente Alimentação e Turismo”.

Em relação aos segmentos que mais cresceram, Alimentação – Food Service se destacou com um aumento de 17,9%. Em seguida, Saúde, Beleza e Bem-Estar cresceu 17,5%, seguido por Hotelaria e Turismo com 16,4%.

As projeções da Associação Brasileira de Franchising para o setor este ano são de um faturamento 10% maior, de expansão das operações em 5,5%, das redes, em 5%, e uma alta de 5,5% no número de empregos diretos gerados.

Entre as Top 10 franquias no país, o segmento de Alimentação continua sendo o mais representativo, com cinco marcas, enquanto o segmento Saúde, Beleza e Bem-Estar se manteve em segundo, com três marcas.

A Cacau Show manteve a liderança do Ranking ABF das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil por Operação, com um total de 4.216 operações, o que representa um crescimento de 10,7% em relação à edição anterior. Em seguida, vem O Boticário, McDonald’s, Colchões Ortobom, e Odonto Company.

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