Fundador da popular loja japonesa Daiso, Hirotake Yano, falece aos 80 anos de idade por insuficiência cardíaca.

Morreu aos 80 anos, o empresário japonês Hirotake Yano, fundador da loja Daiso. O comunicado sobre o falecimento foi confirmado apenas nesta segunda-feira, 19. Segundo a nota divulgada à imprensa internacional, Yano morreu em decorrência de uma insuficiência cardíaca.

Yano fez fortuna com a loja de quinquilharias que custavam até US$ 1, construindo um império e alcançando uma fortuna estimada em quase US$ 2 bilhões, de acordo com o índice Bloomberg Billionares Index. Nascido em Beijing, na China, em 1943, Yano imigrou para o Japão com a família logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. No país do Sol Nascente, ele cresceu e construiu seu império dos produtos baratinhos.

Em 1972, inaugurou a primeira unidade da Yano Shoten, uma loja de produtos populares que vendia itens por 100 ienes, conhecido no Brasil como as tradicionais “lojas de R$ 1,99”. Cinco anos mais tarde, em 1977, nascia a Daiso, que ganharia o mercado internacional como loja de “quinquilharias” baratas. De acordo com o site da companhia, a Daiso tem mais de 5 mil lojas em funcionamento, em 28 países em que o negócio opera.

No Brasil, os produtos da empresa chegaram em 2011, com a abertura da primeira unidade em São Paulo. Com o passar dos anos, o negócio expandiu e abriu unidades pelo País afora.

A morte de Hirotake Yano é uma perda significativa para a indústria de varejo no Japão e no mundo, um empresário visionário que transformou um negócio de quinquilharias baratas em um verdadeiro império. Seu legado continua vivo através da expansão da empresa pelo mundo, impactando milhares de consumidores em diferentes países.

Apesar de sua morte, a marca Daiso continua viva e atuante, impactando e atendendo consumidores em diferentes regiões do mundo. Ainda que a morte do fundador represente uma perda significativa para a companhia, o seu legado e a sua visão de negócio permanecerão como um marco na indústria do varejo e no coração dos consumidores fieis da marca.

Com a morte de Yano, o futuro da companhia ainda não foi divulgado, mas é certo que a marca Daiso continuará impactando consumidores e mantendo viva a visão visionária do seu fundador.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo