Senado discute proposta que proíbe redução de despesas do Programa Cisternas em reunião da Comissão de Agricultura.

Na próxima quarta-feira (21), a Comissão de Agricultura (CRA) terá uma extensa pauta a ser analisada. Dentre os itens a serem discutidos, destaca-se a proposta de lei apresentada pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE), que proíbe a redução de despesas do Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e Outras Tecnologias Sociais de Acesso à Água, mais conhecido como Programa Cisternas. O relatório favorável da senadora Teresa Leitão (PT-PE) adiciona peso à importância da matéria.

Além disso, também está agendada a votação do projeto de lei que amplia a Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. A proposta, que altera a Lei da Agricultura Familiar, inclui a modernização e o desenvolvimento sustentáveis, bem como a inovação e o desenvolvimento tecnológico entre os aspectos a serem considerados no planejamento e na execução dessa política. O projeto recebeu voto favorável do senador Alan Rick (União-AC), o que indica um possível avanço na discussão.

Outros temas que serão abordados na pauta incluem o projeto de lei que institui a Política Nacional de Incentivo à Cocoicultura de Qualidade, o projeto que institui o Dia Nacional da Agricultura Irrigada (em 15 de junho) e o projeto que torna o município de Cruzeiro do Sul, no Acre, a Capital Nacional da Farinha de Mandioca.

A reunião da CRA terá início às 14h e promete gerar discussões importantes sobre a política agrícola e o acesso à água no país. A expectativa é de que os senadores avaliem cuidadosamente cada proposta em prol da agricultura familiar e do desenvolvimento sustentável. O debate certamente será enriquecedor e com potencial para impactar positivamente setores importantes da economia nacional.

Com uma agenda diversificada e relevante, a Comissão de Agricultura promete discutir temas essenciais para o avanço e a valorização do setor rural no país. A decisão dos senadores terá reflexos diretos na vida dos agricultores familiares e na sustentabilidade das práticas agrícolas no Brasil. Acompanharemos de perto os desdobramentos dessa reunião e os possíveis desfechos das votações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo