Terminal Intermodal Gentileza e BRT Transbrasil começam operações no Rio de Janeiro neste sábado, conectando transporte público da cidade.

O município do Rio de Janeiro está se preparando para iniciar as operações do Terminal Intermodal Gentileza (TIG) e do corredor BRT Transbrasil a partir do próximo sábado, dia 24. O TIG é considerado o maior terminal integrador de transporte público da cidade, conectando o BRT ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e às linhas de ônibus municipais. Enquanto a Transbrasil será o quarto corredor expresso de BRT a ser inaugurado, consolidando a implantação do Sistema BRT no Rio de Janeiro, que já conta com os corredores Transoeste, Transcarioca e Transolímpica.

Segundo a secretária Municipal de Transportes do Rio, Maína Celidonio, a primeira fase de operação do terminal contará com uma linha do VLT, cinco linhas de ônibus municipais e um serviço do BRT da Penha até o TIG. Já a segunda fase, que terá início em 16 de março, incluirá cinco linhas de ônibus municipais que irão para dentro do TIG. No total, o terminal atenderá a quase 50 bairros com suas 10 linhas de ônibus.

Ainda de acordo com Maína Celidonio, a partir do dia 30 de março, mais duas linhas de VLT serão incluídas no TIG, além da possibilidade de espaço para outras linhas que poderão ser criadas. Além disso, nessa data, a operação da Transbrasil terá início, com o serviço parador vindo de Deodoro e parando em todas as estações até o TIG.

A iniciativa visa melhorar a integração do transporte público na cidade e facilitar a locomoção dos moradores e visitantes. Com a inauguração do TIG e da Transbrasil, a expectativa é que o fluxo de passageiros seja mais eficiente, oferecendo mais opções de deslocamento e contribuindo para a mobilidade urbana. Esta é mais uma ação para otimizar o sistema de transporte do Rio de Janeiro e proporcionar mais qualidade de vida para a população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo