Governo Federal lança projeto de empoderamento de mulheres e comunidades tradicionais na Região Nordeste em evento na UFRPE.

Na manhã desta quarta-feira (21), o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, lançou o Projeto Jandaíras: Mulheres e Saberes Tradicionais Transformando a Sociobiodiversidade Nordestina. A ação foi realizada no Salão Nobre da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife, e teve como objetivo promover a produção agroecológica e o empoderamento de grupos de mulheres pertencentes aos povos e comunidades tradicionais da Região Nordeste e do estado de Minas Gerais.

O lançamento do projeto representa um marco significativo na promoção da igualdade de gênero e no fortalecimento das comunidades tradicionais. A iniciativa reconhece e valoriza os saberes ancestrais das mulheres nordestinas e dos jovens, colocando em destaque a diversidade e a importância dos grupos produtivos envolvidos no Projeto Jandaíras.

Durante o evento, foi assinado o Termo de Execução Descentralizada (TED), com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário, da Universidade Federal Rural de Pernambuco e de outras instituições parceiras. A cerimônia contou com a participação de mais de 150 convidados de 10 estados brasileiros, incluindo gestores públicos, representantes de organizações não governamentais, pesquisadores, professores universitários, estudantes, agricultoras, quebradeiras de coco babaçu, pescadoras artesanais, marisqueiras, catadoras de mangaba, quilombolas, extrativistas, caatingueiras, fundo de pasto e indígenas.

O Projeto Jandaíras tem como propósito gerar renda e inserir mulheres dos Povos e Comunidades Tradicionais em mercados a partir do desenvolvimento ou melhoria de alimentos, bebidas e artesanatos elaborados com produtos da sociobiodiversidade brasileira em agroindústrias comunitárias ou grupos produtivos. A ação visa agregar valor, aumentar a renda e garantir a segurança alimentar e nutricional para as famílias beneficiadas. Além do lançamento, o projeto também promoveu um seminário de intercâmbio de experiências, diálogos construtivos e formação, com foco no fortalecimento das mulheres e juventudes pertencentes aos Povos e Comunidades Tradicionais do Nordeste do Brasil.

Dado o contexto de desigualdades sociais e de gênero, a iniciativa representa um importante passo no enfrentamento ao racismo e à violência de gênero, além de contribuir para a promoção da sustentabilidade e da inclusão produtiva. A UFRPE reafirmou seu compromisso social em apoiar as ações do Projeto Jandaíras, fortalecendo sua atuação como instituição pública voltada para o combate às desigualdades. Ao longo do evento, foram desenvolvidas atividades como visitas a grupos de mulheres marisqueiras e pescadoras artesanais, mesa de diálogos sobre a atuação do MDA para o fortalecimento das Mulheres e Juventudes dos Povos e Comunidades Tradicionais do Nordeste do Brasil, oficinas e apresentações culturais.

Em resumo, o Projeto Jandaíras representa uma iniciativa inovadora e promissora, que contribuirá significativamente para o fortalecimento das comunidades tradicionais, o empoderamento das mulheres e a promoção da igualdade de gênero, destacando-se como um exemplo de ação estratégica e transformadora no contexto socioambiental do Nordeste do Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo