Porta-voz dos EUA faz piada com presente de Putin a Kim Jong Un e acusa Rússia de violar resoluções da ONU

Um dos porta-vozes dos Estados Unidos, Matthew Miller, fez um comentário irônico sobre o presente dado por Vladimir Putin ao líder norte-coreano Kim Jong Un. O comentário foi: “De fato, sinceramente, eu não sabia que existia um automóvel russo de luxo. Espero que Kim tenha adquirido garantia estendida”, em tom de brincadeira. A própria irmã de Kim Jong Un, Yo Jong, citada pela agência estatal norte-coreana, afirmou que o presente recebido por Kim é uma prova da relação especial entre os dois líderes.

Essa atitude por parte da Rússia tem gerado críticas por parte dos Estados Unidos, que acusam a Rússia de violar resoluções das Nações Unidas, que proíbem o envio de bens de luxo para a Coreia do Norte. A aproximação entre Rússia e Coreia do Norte é motivo de preocupação para os EUA e Coreia do Sul, que afirmam que a Rússia tem recorrido a importações da Coreia do Norte e do Irã para repor seu arsenal.

Esse gesto de Putin para Kim Jong Un reflete uma aproximação política e econômica entre esses dois países, mas também coloca a Rússia em uma posição crítica perante as resoluções internacionais. Em meio a essa situação, o Departamento de Estado americano, através de seu porta-voz, manifestou a preocupação com a violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU pela Rússia.

Vale mencionar que o carro russo mais conhecido é o Lada, que se tornou alvo de piada no Ocidente durante a Guerra Fria, devido ao seu modesto design utilitário e baixíssimo preço. Não há informações sobre o modelo específico do automóvel dado por Putin a Kim Jong Un.

Essa situação coloca em evidência as tensões geopolíticas entre esses países e levanta questões sobre o cumprimento das resoluções internacionais. A atitude da Rússia fortalece ainda mais essa aliança com a Coreia do Norte, o que preocupa os Estados Unidos e seus aliados. Os desdobramentos desse presente e as possíveis reações internacionais serão acompanhados com atenção nos próximos dias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo