Tragédia em mina ilegal na Venezuela deixa 25 mortos e 15 feridos, segundo autoridades locais.

Um trágico desabamento em uma mina ilegal na Venezuela resultou na morte de 25 pessoas e deixou outras 15 feridas, de acordo com um balanço provisório divulgado pelas autoridades locais nesta quarta-feira (21). O incidente ocorreu em uma área remota do país, perto da cidade de Puerto Guacara, La Paragua, a cerca de 750 quilômetros de Caracas.

A mina “Bulla Loca”, onde aconteceu o desabamento, está localizada a sete horas de navegação por rio a partir de Puerto Guacara. Familiares das vítimas aguardavam por notícias na cidade, enquanto equipes de resgate trabalhavam para tentar encontrar sobreviventes entre os escombros.

Yorgi Arciniega, prefeito do município de Angostura, que abrange La Paragua, informou à AFP que ainda não há um número exato de vítimas devido à complexidade da área e à situação confusa, mas que “fala-se em 25 mortos e 15 feridos”. Este número contrasta com o informe anterior do governo regional, que citou um total de dois mortos e dois feridos.

O desabamento em minas ilegais é um problema recorrente em países como a Venezuela, onde a ausência de regulamentação e fiscalização permite a exploração de minérios muitas vezes em condições precárias e perigosas. Isso resulta em acidentes frequentes, que acabam custando a vida de muitos trabalhadores.

As autoridades locais e nacionais estão mobilizadas para prestar assistência às vítimas e suas famílias, bem como para investigar as circunstâncias que levaram ao desabamento da mina. O governo prometeu tomar medidas para evitar que tragédias como essa voltem a acontecer, incluindo ações para regularizar a atividade de mineração e proporcionar condições seguras de trabalho para os mineradores.

Esse incidente serve como um lembrete sombrio dos perigos enfrentados por milhares de trabalhadores em minas ilegais ao redor do mundo, e evidencia a necessidade de políticas e regulamentações mais rigorosas para garantir a segurança e o bem-estar desses profissionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo