Prefeitura do Recife formaliza expansão de escolas em tempo integral da Rede Municipal de Ensino para 2024, com mais de mil novas vagas.

Prefeitura do Recife formaliza expansão de escolas em tempo integral para o Ensino Fundamental

Na última quinta-feira (22), a Prefeitura do Recife oficializou a expansão das escolas do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) em tempo integral na Rede Municipal de Ensino. Com a implantação de seis novas unidades, a rede de ensino da capital pernambucana passa a contar com 21 escolas em tempo integral para o ano letivo de 2024, o que representa metade das unidades dessa etapa de ensino e oferece mais de mil novas vagas. A Rede Municipal de Ensino do Recife já conta com 42 escolas de Ensino Fundamental Anos Finais.

O prefeito João Campos ressaltou a importância da expansão, afirmando que a meta estabelecida em 2020, de que 50% dos alunos desses anos finais estudariam no modelo integral, foi superada e que agora, 60% dos alunos serão atendidos nessa modalidade de ensino. “Esse é um passo importante para poder colocar o Recife no pódio da educação brasileira”, destacou o prefeito.

As novas escolas que integram a expansão são: Escola Municipal André de Melo, na Estância; Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves, na Mustardinha; Escola Municipal Antônio Farias Filho, em San Martin; Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus, nos Torrões; Escola Municipal da Iputinga, na Iputinga; e a Escola Municipal Mário Melo, em Campo Grande.

Além disso, a oferta de ensino em tempo integral traz benefícios para os estudantes, já que amplia o tempo pedagógico na escola e proporciona oportunidades de formação que vão além do conhecimento previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao possibilitar um currículo flexível. O secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, ressaltou que a escola em tempo integral tem contribuído, ao longo dos anos, para minimizar impactos de violência, insegurança alimentar e vulnerabilidade social.

A expansão das escolas em tempo integral da Rede Municipal de Ensino do Recife também está alinhada com o Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece uma meta de oferta de educação integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender pelo menos 25% dos estudantes.

Portanto, a formalização da expansão das escolas do Ensino Fundamental Anos Finais em tempo integral representa um avanço significativo para a educação do Recife, oferecendo mais oportunidades de formação e contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo