Prefeitura do Recife oferece 471 bolsas de estudo em cursos técnicos e superiores substituindo o Prouni Recife.

A Prefeitura do Recife anunciou que está oferecendo 471 bolsas de estudo para cursos técnicos e de nível superior em uma iniciativa que vai substituir o Prouni Recife. Essa ação, denominada “Programa Educação Para Todos – Novo Prouni e Protec Recife”, também vai contemplar os estudantes com o direito ao Vem Passe Livre.

Segundo a Prefeitura, das 471 bolsas oferecidas, 410 são para cursos técnicos em áreas como manutenção automotiva, enfermagem, segurança do trabalho, eletrotécnica, entre outras. Já as outras 61 bolsas são para graduações nos cursos de engenharia civil, odontologia, psicologia e fisioterapia.

As inscrições, que são gratuitas, devem ser realizadas até o dia 27 de fevereiro no site www.prouni.recife.pe.gov.br. De acordo com a Prefeitura, do total de vagas, 50% serão destinadas a pessoas negras ou pardas, 10% para pessoas com deficiência e mais 10% para mulheres em situação de vulnerabilidade ou violência doméstica. Para a ampla concorrência, foram destinadas 30% das vagas.

No processo de seleção, os requisitos incluem notas altas no último Enem, residência comprovada no Recife por pelo menos três anos, renda per capita de até dois salários mínimos, não ser portador de diploma de nível superior e/ou técnico, e ser aluno de escola pública ou bolsista integral em escola privada no ensino médio.

Os estudantes cadastrados no CadÚnico terão um acréscimo de 5% na nota final obtida no Enem. Todas as bolsas disponíveis no Novo Prouni e Protec desta edição serão 100% financiadas com recursos da Prefeitura do Recife, totalizando um investimento de mais de R$ 2 milhões.

Durante esta nova fase, as instituições habilitadas para receber os estudantes da formação técnica são SENAI, SENAC e CESA. Já as graduações serão distribuídas entre a Unicap, a FPS e a Uninassau.

Segundo o prefeito João Campos, “Nós precisamos ter mais qualificação e essa qualificação tem que ser diretamente ligada com as capacidades necessárias para gerar emprego, com a escuta do mercado formal de trabalho”.

Essa iniciativa da Prefeitura do Recife representa um avanço significativo na oferta de oportunidades de estudos gratuitas para os moradores da capital pernambucana, reforçando o compromisso com a educação e a qualificação profissional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo