Joe Biden receberá primeira-ministra italiana em Washington para discutir apoio à Ucrânia e relações com China e Rússia

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, recebeu a confirmação de que a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, estará desembarcando em Washington na próxima semana para uma reunião de alto nível. A pauta do encontro promete ser robusta, abordando temas como o apoio à Ucrânia, a situação no Oriente Médio, as relações com a China e a atual presidência italiana do G7.

A Casa Branca divulgou que Biden e Meloni terão conversas particulares no dia 1º de março, destacando a importância do compromisso mútuo em relação à Ucrânia. Este encontro reforça a relação entre os dois líderes, uma vez que já haviam se reunido anteriormente em julho do ano passado.

Embora o democrata Biden tenha demonstrado preocupações com a ascensão do partido de extrema direita de Meloni, Irmãos da Itália, no outono de 2022, a cooperação entre Estados Unidos e Itália tem se mostrado sólida no que diz respeito ao apoio à Ucrânia. Mesmo com figuras controversas no governo italiano, como Matteo Salvini, os italianos têm mantido seu compromisso com a causa ucraniana.

Além disso, a reunião em Washington ainda irá abordar a preocupação mútua com relação à China. Depois da retirada da Itália do acordo firmado com a China sobre a Nova Rota da Seda, a Casa Branca enfatizou a importância de uma estreita coordenação transatlântica em relação aos assuntos chineses.

Todas essas questões estarão em pauta na esperada reunião entre Biden e Meloni, que promete ser um momento crucial para a diplomacia entre Estados Unidos e Itália. A expectativa é que o encontro fortaleça os laços entre os dois países e abra espaço para uma cooperação ainda mais eficaz em questões globais de relevância estratégica.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo